Itaim Paulista

Bairro

Localização da Escola

Patrono

Jardim Reni

E.E. Alceu Guerner Gonzales, Prof.
Linha de ônibus: Jd. Camargo Velho
Ponto de referência: Igreja São José
Escola mais próxima: Charles De Gaulle
Alceu Guerner Gonzalez (1915- ?) Franca-SP. Professor ativo preocupado com as desigualdades e injustiças sociais, levando a cultura aos mais carentes do interior de São Paulo, especialmente, na cidade de Pompéia. Elegeu-se vereador devido à sua popularidade e influência com a população.

Vila Melo

E.E. Alberto Schweitzer
Linha de ônibus: Jd. Camargo Velho
Ponto de referência: Próximo à 50ª Delegacia de Polícia
Escola mais próxima: Charles De Gaulle - Carlos Pasquale - Ezequiel Ramos
Albert Schweitzer (1875-1965) Alemanha. Exímio organista e renomado interprete de Bach. Aos 30 anos descobre sua verdadeira missão, estuda medicina para melhor exercê-la. Após formar-se encontra a esposa que o acompanha à África. Com seu dom artístico, angaria fundos em concertos na Europa, com os quais constrói hospital em meio à selva. Por suas obras, em l952 recebe Prêmio Nobel da Paz, que reverte para as obras de um leprosário.

Jd. Das Oliveiras

E.E. Antonio de Pádua Vieira
Linha de ônibus: 2678 - 273-X - 2076
Ponto de referência: Final do 2678 - Oliveinha
Escola mais próxima: José Bustamante
Antonio de Pádua Vieira (195 -1971) Cajuru- . Em 1970 veio para a Capital onde foi designado pela 6ª Delegacia de Ensino Básico da Capital para exercer o cargo de professor substituto do Grupo Escolar Jardim das Oliveiras.
Jd. Das Oliveiras E.E. Antonio José de Sucre (antiga Jardim das Oliveiras II)
Linha de ônibus:
Ponto de referência:
Escola mais próxima:
Antonio José de Sucre (1795 -1830) Venezuela - Militar e estadista venezuelano e herói da independência. Em 1821 foi nomeado chefe do Exército do Sul da Colômbia pelo libertador Simón Bolivar.

Vila Simone

E.E. Armando Gomes de Araujo, Prof.
Linha de ônibus: Camargo Velho - Camargo Novo - Vila Califórnia
Ponto de referência: Praça Silva Teles
Escola mais próxima: Laurinda Rodrigues
Armando Gomes de Araújo (1882-1950) Pindamonhangaba-SP.Ocupou diversos cargos no Magistério. Foi inspetor escolar, professor e vice diretor de escola. Lecionou Português, Matemática, Prática Pedagógica e Psicologia da "Escola Normal São Paulo". Foi também um dos fundadores do Instituto Musical de São Paulo onde era Professor de História da Música e Sociologia Educacional.

Jd. Nélia

E.E. Bernardo O'Higgins, Dom (antiga Conj. Hab. Itaim Paulista A)
Bernardo O'Higgins (1778-1842) Chile. Militar e estadista chileno, considerado o pai da pátria. Foi uma das figuras fundamentais da independência e o primeiro chefe de estado do Chile independente.

Jardim Iná

E.E. Charles de Gaulle
Linha de ônibus: 2666 - 2766
Ponto de referência: 50ª Delegacia de Polícia
Escola mais próxima: Alberto Schweitzer - Armando Gomes - Laurinda Rodrigues
Charles de Gaulle ( ?-1970) França. General francês, participou da 1ª e 2ª guerra mundial. Foi um líder de movimentos de libertação da França e tornou-se um símbolo da resistência à ocupação alemã. Foi presidente do seu país por três vezes. Encerrou a vida política em 1969 com sua renuncia.

Fazenda Itaim

E.E. Célia Ribeiro Landim, Profª
Linha de ônibus: Jardim Nélia
Ponto de referência: Rua Padre Virgília Campelo
Escola mais próxima: Madre Paulina - Renato Dias
Célia Ribeiro Landim (1964-1997) Cardoso-SP. Dedicou toda sua vida à Educação. Em 1970 muda-se para São Paulo com sua família e inicia seus estudos na EMPG "Prof. José Bento de Assis". Em 1982 conclui o curso de Magistério no Colégio Dom Pedro I. Começa a lecionar nas Escolas em Itaquera e São Miguel. Em 1988 ingressa como efetiva na EMEI "Maria Quitéria" e EMPG "José Américo de Almeida" em São Miguel Paulista. Em 1992 conclui o curso de letras na Universidade Braz Cubas.
Fazenda Itaim E.E. Conj. Hab. Fazenda Itaim IV
Linha de ônibus: Jardim Nélia
Ponto de referência: Rua Padre Virgílio Campelo
Escola mais próxima: Madre Paulina - Renato Dias - Célia Ribeiro Landim
 

V. Nova Itaim

E.E. Dario Monteiro de Brito, Prof.
Linha de ônibus: Jd. das Oliveiras
Ponto de referência: Hospital Geral do Itaim
Escola mais próxima: Wilson Rachid
Dario Monteiro de Brito (1895-1984) Piquete-SP. Iniciou sua carreira no magistério em 1918, lecionando em Coronel Macedo e aposentou-se como Inspetor Escolar em Moji-Mirim. "Um educador de altos dons que, exercendo um magistério exemplar, soube ser grande nas ações e no convívio humano."

Jd. Camargo Novo

E.E. Dulce Leite da Silva, Profª
Linha de ônibus: Jd. das Oliveiras
Ponto de referência: Hospital Geral do Itaim
Escola mais próxima: Cap. Sérgio Paulo M. Pimenta
Dulce Leite da Silva (1944-1973) São Paulo-SP. Participou do censo escolar em 1965. Dotada de um extremo amor pelas crianças de seu bairro, dedicou-se com todo carinho à Campanha da "Vacinação Sabin" em 1967. Como professora lecionou em vários estabelecimentos de Ensino do Itaim Paulista.

Encosta Norte

E.E. Eder Bernardes dos Santos, Sold. PM
Linha de ônibus: Jd. Camargo Novo e Kemel II
Ponto de referência: Próximo ao Internato Encosta Norte (FEBEM)
Escola mais próxima: Renato Dias de Araujo
 

Vila Odete

E.E. Francisco Parente
Linha de ônibus: Poá - Arujá - Encosta Norte (2288)
Ponto de referência: Atrás do Supermercado Sondas
Escola mais próxima: João Prado Margarido
Francisco Parente (1912-1985) São Paulo-SP. Diplomado contador no Colégio Dante Alighieri, terminou os estudos em 1929, colaborando, inicialmente, com a firma do pai e dedicando, contemporaneamente, suas atividades ao I.M.D.A. - Instituto Médio Dante Alíghieri, que reunia então os ex-alunos da conhecida escola e na qual exerceu muitos cargos, entre os quais o que mais lhe agradava, de diretor de esportes. Deixou como herança a sua marca de grande administrador e educador.

Jardim Elza

E.E. João Batista Vilanova Artigas, Profº
Linha de ônibus: Jd. das Oliveiras (273-X)
Ponto de referência: Supermercado Rossi
Escola mais próxima: Dulce Leite
João Batista Vilanova Artigas (1915-1985) Curitiba-PR. Formado em Arquitetura, foi professor da USP, teve artigos publicados em âmbito nacional e internacional, vários projetos em São Paulo levam sua assinatura.
Jd. N.S. do Caminho E.E. João Dória, Dep.
Linha de ônibus: Camargo Velho
Ponto de referência: Próximo à Coca-Cola
Escola mais próxima: E.E. Neydy de Campos Melges, Profª
João Agripino da Costa Dória (? -2000)Nazaré-BA. Jornalista, publicitário e advogado, foi um dos pioneiros da publicidade brasileira. Em 1962 João Dória foi eleito Deputado Federal. Perdeu seu mandato em abril de 1964, cassado pela ditadura militar. Até sua morte esteve ativo e participante como referência de homem público e empresário bem sucedido na história nacional.

Jd. Das Oliveiras

E.E. João Prado Margarido, Profº
Linha de ônibus: Jd. das Oliveira (273-X) - Oliveirinha
Ponto de referência: Padaria Rosa Baiana
Escola mais próxima: Cap. Sérgio P. M. Pimenta - Dulce Leite - Antonio de Pádua
João Prado Margarido (1914-1964) Capão Bonito-SP. De familia humilde, estudou com bastante dificuldade, trabalhando desde os nove anos de idade. Lecionou em diversas escolas dedicando-se a ensinar e educar as crianças. Assumiu o cargo de Diretor e posteriormente as funções de Inspetor de Ensino Secundário e Normal. Dedicou toda uma vida plena de realizações em prol do magistério paulista.

Pque. Sta. Amélia

E.E. José Bustamante, Dep.
Linha de ônibus: Jd. das Oliveiras (273-X)
Ponto de referência: Ponto final do 273-X
Escola mais próxima: Antonio de Pádua
 

V. Silva Teles

E.E. Laurinda R. Pereira Leite, Profª
Linha de ônibus: Qualquer ônibus que passe pelo Itaim Paulista
Ponto de referência: Próximo à Praça Silva Teles
Escola mais próxima: Colégio Souza Lopes
Laurinda Rodrigues Pereira Leite (1939-1979) Marília-S.P. Formou-se professora primária em 1954 pela Escola Normal Livre de Marília. Em 1960 cursou aperfeiçoamento no Instituto de Educação Firmino de Proença S.P. Formou-se também em administração escolar, pedagogia e orientação educacional. Lecionou, sempre com compromisso e dedicação, em várias escolas do Itaim Paulista e adjacencias.

Jd. Miliunas

E.E. Lauro Celidônio G. dos Reis, Dr.
Linha de ônibus: Cidade Kemel I
Ponto de referência: Ônibus passa em frente à escola
Escola mais próxima: Antonio de Pádua
Lauro Celidônio Gomes dos Reis ( 1905-1985) Agudos-S.P. Bacharelou-se em 1928 na Faculdade de Direito do Largo de São Francisco. Foi conselheiro da Ordem dos Advogados - Seção de São Paulo, da Associação dos Advogados de São Paulo, diretor e presidente do Instituto dos Advogados de São Paulo. Organizou o contencioso do Banco de São Paulo S/A, tendo sido seu advogado. Estudioso, deixou diversos trabalhos de sua especialidade publicados em jornais e revistas jurídicas.

Jd. Luciana

E.E. Livio Xavier
Linha de ônibus: Jd. Camargo Velho - 2666-10 ou 2766-10
Ponto de referência: Próximo à Coca-Cola
Escola mais próxima: Alceu Guerner
Lívio Xavier ( - ) Granja-CE. Cursou Direito na Universidade do Rio de Janeiro. Exerceu advocacia, com ênfase em causas trabalhistas, durante três anos. Exerceu o magistério particular e oficial na capital federal. Passou a residir em São Paulo, onde participou da redação dos diários da noite de São Paulo como crítico musical. Traduziu o "Príncipe" de Maquiavel. Escreveu "Nosso Patrimônio Cultural" e "Tempestade sob a Ásia" em edição limitada. O nome Lívio Xavier, está fortemente ligado ao capítulo histórico "Ciclo Nordestino". Reconhecido pela intelectualidade paulista e brasileira.

Jd. N.S. do Caminho

E.E. Neydy de Campos Melges, Profª
Linha de ônibus: Camargo Velho
Ponto de referência: Próximo à Coca-Cola
Escola mais próxima: Breno di Grado - Pedro B. Bandecchi - Lívio Xavier - Alceu
Neydy de Campos Melges (1922-1987) Ibitinga-SP. Formou-se em Física e Matemática na USP. Lecionou em diversas escolas particulares de São Paulo. Como professor do Estado lecionou no Ginário Estadual "Prof. Gabriel Ortiz" na Vila Esperança e na Escola Estadual de Segundo Grau "Nossa Senhora da Penha". Foi coordenador das Olímpiadas de Matemática. Tinha como passatempo além de seu violino, a leitura e colecionar moedas e selos.

Fazenda Itaim

E.E. Paulina, Madre
Linha de ônibus: Kemel II - Jd. Camargo Novo - Conj. Encosta Norte
Ponto de referência: Próximo ao sacolão Encosta Norte e do CIC
Escola mais próxima: Renato Dias de Araujo - Soldado Eder Bernardes
Amábile Lúcia Visintainer em religião Madre Paulina do Coração Agonizante de Jesus. (1865- ? ) Trento-Itália. Mudou-se para Vígolo em Santa Catarina a 100 Km de Florianópolis em 1875. Foi Beatificada em 18 de outubro de 1991 e Canonizada em 19 de maio de 2002.

Jardim Nélia

E.E. Pedro Brasil Bandecchi, Profº
Linha de ônibus: Jd. Nélia - Itaim Paulista
Ponto de referência: Penúltimo ponto
Escola mais próxima: Conj. Hab. Fazenda Itaim
Pedro Brasil Bandecchi (1917-1997) São Paulo-SP. Em 1947 formou-se em Direito pela USP. Publicou obras de história. Foi eleito vereador da Câmara Municipal de São Paulo. Ocupou o cargo de Secretário de Educação e Cultura da Prefeitura de São Paulo e nessa mesma época era professor da USP.

Itaim Paulista

E.E. Renato Dias de Araujo, Profº
Linha de ônibus: Jd. Camargo Novo - Kemel II - Encosta Norte (2078)
Ponto de referência: 1ª escola do Conjuto Encosta Norte
Escola mais próxima: Soldado PM Eder Bernardes - EMPG Sud Menucci
Renato Dias de Araújo (1956-1992) São Paulo- SP. Ex-seminarista, licenciado em Pedagogia e Filosofia, ministrou aulas no período de 1981 a 1992 em várias escolas estaduais de São Miguel e Itaim Paulista, permanecendo por 10 anos na E.E. Profª Dulce Leite da Silva.
Itajuibe E.E. República da Guatemala
Linha de ônibus:
Ponto de referência:
Escola mais próxima:
 

Jardim Iná

E.E. República do Suriname
Linha de ônibus: Jd. Camargo Velho (2666-31)
Ponto de referência: Próximo à E.E. Charles De Gaulle
Escola mais próxima: Charles De Gaulle
 

Itaim Paulista

E.E. Roger Jules de Carvalho Mange
Linha de ônibus: 2780
Ponto de referência: Sacolão do Encosta Norte
Escola mais próxima: Madre Paulina
Roger Jules de Carvalho Mange (1917- ?)Ribeirão Pires-SP. Advogado no ramo de Direito Civil e Comercial, foi Conselheiro e Presidente da OAB-SP. Durante oito anos foi Juíz do TRE e  ex - combatente da Força Expedicionárias Brasileira durante a II Guerra Mundial.

Itaim Paulista

E.E. Rubem Braga, Cronista
Linha de ônibus: Kemel II - Jd. Camargo Novo - Conj. Encosta Norte
Ponto de referência: Próximo ao sacolão do Encosta Norte
Escola mais próxima: Madre Paulina
Rubem Braga (1913-1990) Cachoeiro do Itapemirim-ES. Foi correspondente de guerra do Diário Carioca, onde escreveu o livro "Com a FEB na Itália" em 1945. Morou em Recife, Porto Alegre, São Paulo e finalmente no Rio de Janeiro. Foi preso algumas vezes durante o Estado Novo. Rubem Braga teve a característica singular de ser o único autor nacional de primeira linha a se tornar célebre exclusivamente através da crônica.

Itaim Paulista

E.E. Sérgio Paulo M. Pimenta, Cap.
Linha de ônibus: Jd. das Oliveiras - Oliveirinha
Ponto de referência: Próximo ao Hospital Geral do Itaim
Escola mais próxima: Dulce Leite - Dario Monteiro de Brito
Sérgio Paulo Muniz Pimenta (1954-1987)Rio de Janeiro-RJ. Foi um brilhante militar, que tinha grande admiração pela arte sacra tendo composto mais de 350 hinos e coros para o louvor de Deus.
Jd. Laura E.E. Umberto Luiz D'Urso, Dr.
Linha de ônibus:
Ponto de referência:
Escola mais próxima: EE Pedro Brasil Bandecchi
 
Jd. Laura E.E. Veredas
Linha de ônibus:
Ponto de referência:
Escola mais próxima: EE Pedro Brasil Bandecchi
 

V. Nova Itaim

E.E. Wilson Rachid
Linha de ônibus: Jd. das Oliveiras (273-X) - Oliveirinha
Ponto de referência: Hospital Geral do Itaim
Escola mais próxima: Dario Monteiro de Brito
Wilson Rachid (1923-1997) São Jose do Rio Pardo-SP. Morador e comerciante do bairro de São Miguel , participou do centro cívico da Zona Leste e fundou a Associação Comercial de São Miguel Paulista.
Volta à página inicial Escolas Estaduais - Alfabética